Segurança

Essa página é destinada a reunir informações de segurança, e está em constante atualização para te trazer as melhores dicas sobre o assunto.

Muitas pessoas não ligam para a segurança de seu computador, seja por falta de conhecimento ou mesmo por falta de interesse, alguns chegam a pensar que não tem nada de importante armazenado no computador, porém isso é um engano, basta olhar mais fundo, e é possível perceber que o computador já faz parte da vida de muita gente, onde você armazena suas fotos e videos pessoais, agenda de contatos e compromissos, também é onde você acessa emails, mensagens instantâneas, sites de bancos e comércio eletrônico, entre milhares de outras coisas.
Quem já teve uma senha "roubada" sabe o trabalho que é tentar recupera-la, isso se conseguir, caso contrario é necessário avisar os seus contatos do ocorrido para evitar maiores confusões, ou seja, uma experiência nada agradável.
No caso de perda de dados bancários, a coisa pode complicar bastante...

Por esse motivo, ofereço algumas dicas de segurança, para que você aumente sua segurança no mundo da informática.

Tutoriais feitos pensando em sua proteção

Veja a nossa lista de programas e dicas para aumentar sua segurança



Recomendações básicas
Segue algumas recomendações, que possivelmente você já esta cansado de ouvir, mas acredite, são validas.

Nenhum antivírus é 100% confiável:
Nenhum antivírus vai proteger usuários que não tem bons hábitos, pois o que existe na verdade é uma guerra entre os criminosos e a indústria antivírus, o problema é que normalmente os criminosos estão um passo a frente, com ameaças que ainda não foram descobertas, ou seja, você pode ser infectado mesmo com o antivírus atualizado, por isso cuidado ao baixar arquivos da internet e até mesmo os enviados pelos seus contatos, evite sites estranhos, o que você deve entender é: o antivírus é apenas uma camada de proteção, ele não vai salvar o computador de um usuário sem cuidado.

Tenha um antivírus atualizado:
Hoje temos uma oferta muito grande de excelentes programas antivírus, sendo que muitos possuem versões gratuitas, e lembre-se de deixa-lo sempre atualizado, somente assim ele "pode" detectar as novas ameaças que surgem constantemente, ou pelo menos tentar.

Cuidado com pendrives, cartões, celulares, etc.
Os dispositivos de armazenamento (pendrives, cartões, etc) podem levar junto malwares escondidos, e quando são plugado no computador, são executados, uma dica é segurar o shift enquanto insere o dispositivo, fique segurando até que ele seja carregado completamente (em caso de instalação dos drivers), isso evita que qualquer programa seja executado automaticamente.

Atualize seus programas:
Uma das maiores "lendas" da informatica, é que os programas, em especial os Sistemas Operacionais, não devem ser atualizados, esse é um dos maiores erros que podem ser cometidos, pois as atualizações servem entre outros motivos para solucionar problemas de segurança, que em alguns casos permitem a instalação de malwares (Vírus, Worms, Trojans, etc) e acessos não autorizados ao seu computador.
Essa lenda se tornou popular principalmente entre os usuários de versões falsificadas do Windows, que em alguns casos são "descobertos", fazendo com que o Windows fique com algumas limitações, o ideal é não instalar programas piratas, pois eles podem ter malwares embutidos, procure por soluções gratuitas, inclusive um dos focos do site Conectadores é apresentar essas soluções alternativas e gratuitas.

Passe o antivírus regularmente:
Os programas antivírus de hoje já possuem o chamado "proteção residente", esse nome muda de empresa para empresa, mas basicamente o programa analisa tudo que o computador carrega em busca de malwares, mas independente disso é interessante passar o antivírus em todo o disco em busca de malwares.

Evite digitar senhas fora do site que ela pertença:
"Descubra quem te bloqueou no MSN, coloque seu usuário e senha aqui", isso é muito comum, uma forma de engenharia social, ou seja, a falha não está no sistema, e sim no usuário, basta oferecer alguma vantagem para que varias pessoas caiam na armadilha,
por isso tenha como regra, o único lugar que você deve digitar usuário e senha, é na página do serviço, hoje as empresas tambem fornecem um certificado de segurança, o famoso "Cadeado" que aparece no navegador, procure por ele pois é mais uma garantia que as informações vão para o site verdadeiro, mas atenção, o cadeado deve aparecer no navegador, nas barras inferior, ou superior próximo a barra de endereço, alguns sites falsos usam apenas uma imagem no meio da página, que nesse caso, não tem serventia nenhuma.

Segue um exemplo de uma página segura.

Voce pode ver na imagem acima as duas formas mais comuns de identificar uma página confiável.
O cadeado, que pode ser encontrado tambem na barra de status do navegador (a barra que fica na parte de baixo, geralmente onde mostra a página carregando) e o https que está sendo usado com muita frequência pelos sites para preservar a privacidade e a segurança dos dados pessoais (como usuário e senha)  de seus usuários.
Sei que parece repetitivo, mas a maioria ainda não aprendeu.
Nunca, nunca mesmo, coloque seu nome de usuário e senha em um site que não seja o da empresa prestadora do serviço, independentemente do que aquele site (ou programa) prometa, com certeza será um "golpe". As empresas nunca pedirão para voce digitar seu usuário e senha fora da página de serviço deles e tenha certeza que ninguem terá acesso a informações da empresa, nunca.

Apague emails suspeitos:
Recebeu um email informando que você ganhou um premio qualquer, ou alertando sobre uma nova versão de um antivírus, primeiro pense, você se cadastrou em algum site pedindo para receber essa informação? Esse email possivelmente é falso, tome cuidado ao abrir, de preferência não abra, mande para a pasta de spam e delete.
Outra armadilha comum é receber um email "vindo" de seus contatos informando que suas "fotos ou videos" apareceram na internet, com um link para o conteúdo, se possível contate a pessoa de outra forma (de preferência pessoalmente ou por telefone) para confirmar a mensagem, que provavelmente é falsa, o link mesmo que pareça de um site legitimo, pode ter um outro endereço "escondido", portanto prefira deletar de imediato.

Evite aceitar arquivos via mensagem instantânea:
Muitos arquivos enviados por programas de mensagens instantâneas (msn, yahoo messenger, etc) parecem legítimos, mas podem ser na verdade malwares disfarçados, ao tentar abrir o arquivo você executa o malware, e com isso pode infectar sua maquina.
Portanto tente falar com a pessoa que enviou o arquivo por algum outro meio, evite conversar no mesmo programa, já que existem malwares que conseguem simular uma conversa em vários idiomas diferentes, fazendo você acreditar que é realmente alguém e não um computador.

Cuidado com sites que prometem dinheiro fácil (ou qualquer outra promessa):
"Baixe esse programa e ganhe dinheiro fácil", isso é até comum no mundo da internet, mas pode ser uma grande armadilha, tenha senso crítico, não existe formula mágica para nada, e não seria diferente com "ganhar dinheiro na internet", mas pode ser muito fácil por sua vez ter seu computador invadido e suas informações pessoais roubadas, incluindo dados bancários, então o que parecia fácil vai se tornar um pesadelo.

Cuidado com o que você expõe na internet:
Hoje temos milhares de redes sociais, seja Orkut, Facebook, Twitter, Google Buzz, Blogs, etc.
Você coloca seus dados em cada uma que utiliza, mas, alguma vez já pensou quem vê esses dados? Possivelmente todos com acesso a internet, alguns desses sites já disponibilizam uma forma de filtrar o conteúdo exposto, mas será que você usa esses recursos? Caso permita apenas amigos verem suas informações, será que não aceitou como amigos pessoas desconhecidas? Fotos suas, de seus parentes e amigos, os locais que você frequenta, onde mora e muitas outras informações, é necessário somente alguns minutos para saber praticamente tudo sobre alguma pessoa com toda essa exposição.
Pense nisso, não faça com que sua vida seja publica, pois além de seus amigos, pessoas mal intencionadas podem usar suas informações.

Dicas de Navegação:
  • Novamente: Cuidado com links enviados mesmo pelos seus contatos.
  • Para testar um site antes de  acessar, entre nesse link: http://safeweb.norton.com e em seguida pesquise o site, será apresentando um resumo do site, se há alguma ameaça que comprometa sua segurança.
  • Outra forma de espalhar malwares são as URLs encurtadas, por exemplo essa: http://goo.gl/yigJ que não contém nenhum malware, é um link para o nosso site, mas como você iria saber o local que esse link aponta? Acesse esse site: http://longurl.org e digite a URL encurtada, ele ira te mostrar o endereço completo.


Nota: Tenha em mente que não existe 100% de segurança no mundo da informática e tecnologia. Mas com bons hábitos é possível evitar muitas dessas ameaças.

Dicas que não são sobre informática mas totalmente relevante considerando que tratamos de tecnologia em geral:

Cuidado com mensagens no celular:
Nenhuma empresa irá enviar mensagens SMS  sem que voce tenha se cadastrado em alguma promoção ou pedido para receber estas mensagens. É muito comum receber uma mensagem dizendo que voce ganhou algum prêmio, desconto ou brindes que serão gratuitos, mas cuidado, se voce não se cadastrou em nenhuma promoção, não fez nenhuma compra ou "orçamento" em alguma empresa, com certeza ela não deve ter enviado esta mensagem. Isto é um golpe onde no final, os "bandidos", sempre pedirão um "adiantamento" para despesas. O pior é que muitos caem neste tipo de golpe por achar que realmente "se deram bem", tenha em mente que nenhuma empresa dá prêmios, brindes ou cortesias por mensgens em celular.
E mesmo que voce tenha se cadastrado em alguma promoção e não tem certeza de que foi este o motivo da mensagem, o melhor é ligar para a empresa, mas ligue para um número da empresa que voce conheça, ou procure em um "panfleto" ou na internet o telefone real da empresa para ter certeza que foi esta empresa que lhe enviou a mensagem.

Cuidado com telefonemas sobre acidentes ou sequestro de familiares:
Este é um golpe muito comum, mas que muitos ainda são pegos, seja por falta de conhecimento, seja por puro desespero em ouvir falar que algum ente está em perigo.
O golpe começa com uma pessoa dizendo que alguem sofreu um acidente e tinha seu telefone, mas não tinha documentos nem outra coisa que o identificasse. Mas espere, porque uma pessoa estaria na rua sem documentos e apenas com seu telefone? Porque alguem da sua casa estaria com seu telefone? Esta pessoa sabe ele de cor, não teria ele anotado. Porque isto é um golpe. 
A melhor maneira de sair desta cilada é nunca dizer seu nome nem de parentes próximos para alguem ao telefone, a não ser que tenha certeza que conhece a pessoa.

Outro caso é a pessoa falar que é seu parente (exemplo seu sobrinho) e dizer que bateu o carro ou coisas do tipo pedindo para voce ir ajuda-lo. 
Cuidado. Isto pode ser alguem querendo assalta-lo ou roubar seu carro.
Vale a dica acima, nunca fale seu nome para um estranho ao telefone, nem fale por impulso.
Exemplo alguem fala que é seu sobrinho e voce já responde "olá fulano". Isto é suficiente para que o golpe seja encaminhado, pois agora os marginais já tem um nome e perceberam que voce não reconheceu a voz. Sempre pergunte, neste exemplo, que sobrinho, pergunte o nome. E caso a pessoa fale o nome de um sobrinho seu mas o assunto ainda é o mesmo citado acima, faça perguntas do tipo, qual seu nome, o nome da mãe da pessoa, ou seja, informações que só o seu sobrinho de verdade saberá.

Lembre-se, nesses casos mais sérios ligue para a policia ou disque denuncia.


Esperamos que você siga as nossas dicas e possa se prevenir 
Dúvidas, sugestões e formas de nos acompanhar, acesse a página de contato.