Comodo Backup - Tutorial

Uma das coisas que poucas pessoas se importam, mas é de grande importância, é o backup (cópia de segurança) dos arquivos.

Por que é importante? Imagine que seu computador para de funcionar corretamente e não inicie o Windows, claro que é possível mesmo assim recuperar os dados, mas muitas pessoas preferem pedir a um conhecido formatar, do que levar em um técnico de confiança (que são poucos hoje em dia).


Nessa situação os dados estariam perdidos, por isso a importância do backup, afinal, você tem fotos e vídeos de momentos importantes, documentos de trabalho, etc, guardados no computador, então vamos aprender a fazer backup desses dados.

Para isso vamos usar um programa chamado Comodo Backup, que é gratuito e pode ser baixado através desse link: http://www.comodo.com/home/data-storage-encryption/comodo-backup.php

O Comodo Backup é um excelente programa que pode ser utilizado em qualquer versão do Windows, inclusive nos sistemas de servidores da Microsoft como Windows 2003 e 2008 server (utilizo em ambos).

Instalação

A instalação do programa segue o padrão avançar e finalizar, portanto não vou detalhar o processo.

Ao final o computador será reiniciado, isso é importante para inicializar todos os serviços do programa.

Criando um backup

Agora vamos conhecer o programa, começando com a criação de um backup.

Essa é a tela inicial do Comodo Backup

Agora vou ensinar a criar um backup agendado, que salva seus dados em um tempo determinado.

É possível efetuar backups manuais, basta seguir o tutorial e não agendar um período no final.

Para começar, clique na barra lateral em "Backup", você tem agora algumas opções pré-definidas de backup,

Vamos optar por um novo backup manual, para isso clique em "New Backup" no topo.

Agora você pode escolher o tipo de backup entre:

  • Full: Backup completo
  • Diferential: Faz backup dos aquivos modificados desde o último completo.
  • Incremental: Faz backup dos arquivos modificados desde o último backup incremental.

Escolha também o que será salvo no seu backup, seja o disco inteiro, arquivos e pastas, chaves do registro, etc,

na imagem vou salvar a área de trabalho.

Por último escolha o formato, sendo que CBU é o formato próprio do Comodo Backup.

Clique em "Next".

Agora escolha onde os dados serão salvos, o ideal é um disco externo ou um servidor de arquivos na sua rede ou FTP,

no meu exemplo vou salvar no próprio disco do sistema.

Clique em "Next".

Nessa tela você pode habilitar macros no nome do arquivo para facilitar a localização, como a data que foi feito o backup,

também é possível alterar o nível de compressão do arquivo de backup, se ele será protegido por senhas e se há a necessidade de "quebrar" o arquivo em vários pedaços, adicione também uma descrição para o backup.

Clique em "Next".

Agora selecione se algum tipo de arquivo será excluído do backup, por exemplo, se eu não quiser que imagens do tipo jpg entrem no backup, basta clicar em "Add filter" e adicionar o tipo de arquivo como "*.jpg" e selecionar "Exclusion".

É possível escolher o que fazer com um arquivo em uso entre:

  • Volume Shadow Copy: Copia apenas a cópia de sombra do arquivo fornecida pelo WIndows (caso exista).
  • Raw Copy: Cópia os dados diretamente do disco rígido.
  • Skip Files: Pula os arquivos.

o nível de utilização do disco / rede no momento do backup, e o nível do processador, caso o computador esteja sem uso no momento, pode deixar em "High" pois o processo será mais rápido.

Verifique também as opções de log, essas opções mostram o que aconteceu com o backup na tela "Manage" (vou mostrar a seguir)

Clique em "Next".

É possível enviar um email, rodar uma tarefa antes ou depois do backup e desligar o computador ao fim, basta selecionar as opções equivalentes.

Vamos conhecer as ultimas opções:

  • Para criar um agendamento clique no simbolo de um relógio na parte inferior (detalho a seguir).
  • Para exportar todas as configurações para um script (do próprio Comodo Backup).
  • Quem deseja apenas criar um backup único basta clicar em "Backup Now".

Essa é a tela do agendamento, escolhe a frequência, os detalhes mudam conforme a frequência selecionada.

na opção "If schedule is missed" você pode escolher o que fazer caso o agendamento seja perdido:

  • Do nothing: Não fazer nada.
  • Prompt user: Perguntar ao usuário.
  • Run it on first chance: Rodar o backup na primeira oportunidade

Na opção "Run Mode", escolha como será o modo do agendamento entre:

  • Normal: Abre o Comodo Backup e faz o backup normalmente (precisa do usuário conectado ao computador).
  • Autoclick finish after backup: Clica em "Finish" automaticamente ao final (precisa do usuário conectado ao computador).
  • Close Comodo Backup after schedule: Fecha o programa ao final (precisa do usuário conectado ao computador).
  • Silent run: Faz o backup em segundo plano, sem abrir o programa na tela (precisa do usuário conectado ao computador).
  • Service run: Roda como serviço do Windows (Não precisa de usuário conectado ao computador).

Ao final clique em "Save Schedule" para agendar o backup conforme desejado.

O programa volta para a tela anterior, você pode efetuar o primeiro backup manual ou fechar a tela e esperar o programado.

Verificar os backups agendados e verificar logs

Para verificar se os backups aconteceram conforme desejado ou verificar os agendamentos, clique na guia lateral "Manage".

As setas em azul indicam um backup completado com sucesso, amarela indica um backup agendado e vermelho um backup com erro.

Para editar um backup agendado, clique na seta apontando para baixo no final da linha para expandir o item

Você pode rodar o agendamento de imediato ou editar, a tela de edição é a mesma de criação, basta seguir os procedimentos do começo do tutorial.

Restaurando um backup

Agora vamos restaurar um backup anterior, para isso clique na guia lateral "Restore"

Escolha o arquivo de backup (você pode abrir o arquivo diretamente fora do Comodo Backup, ele vai abrir automaticamente).

Clique em "Next".

Nos casos de backups incrementais ou diferenciais, pode haver mais de um "snapshot", nesse caso escolhe o desejado,

você pode montar o "snapshot" em um disco virtual, basta escolher a letra em "Drive letter" e clicar em "Mount", o drive virtual vai aparecer no Windows Explorer,

no nosso caso apenas clique em "Next" após escolher o "snapshot".

Escolha quais arquivos e pastas serão recuperados,

caso queira voltar o backup para outro local, desmarque a caixa "Restore to default location" e escolha o novo local.

Em seguida clique em "Next".

Primeiro selecione o metodo de restauração entre:

Clean restore: Apaga TODOS os dados do destino e insere os dados do backup no lugar.

Append files: Mantem os dados do destino e adiciona os dados do backup, em caso de conflito os dados do backup vão substituir os atuais.

Escolha as opções sobre log (as mesmas que aparecem na tela "Manage")

Você pode novamente exportar para um script.

Ao final clique em "Restore Now".

Extras

Uma opção interessante do Comodo Backup é a possibilidade de manter dados sincronizados entre dois locais.

Para isso na tela de backup, procure por Synchronize data.

Escolha o dois locais a serem sincronizados, a frequência e clique em "Synchronize Now!"

Dicas

  • Caso tenha arquivos importantes, programa o backup para o menor tempo possível
  • Sempre grave o arquivo de backup em um local fora do seu computador, como um DVD, HD externo, um servidor de dados ou FTP, quanto mais opções melhor.
  • Use senhas para o backup.
  • Caso tenha um servidor na sua rede, considere fazer o backup das estações dentro de uma pasta para esse fim no servidor, assim você centraliza os dados.

Confira outras dicas de segurança clicando aqui.

Paulo Roberto - 18/09/2011