Redo Backup and Recovery

Uma das melhores maneiras de fazer backup de um sistema é a criação de uma imagem do disco, ou seja, a cópia do estado atual de um disco, o Redo Backup and Recovery permite a criação de imagens tanto em outra mídia física como uma pasta da rede, além de vir com outros utilitários que podem te ajudar em muitos momentos.

Uma das vantagens de fazer imagens do disco, é que em caso de problemas, vírus, perda de dados, etc, tudo pode ser recuperado, pois você tem uma cópia exata do computador naquele momento. 

Para baixar o Redo Backup and Recovery acesse o site oficial aqui: http://redobackup.org/

Gravando

O Redo Backup and Recovery não é instalado, ele roda a partir do CD ao iniciar o computador, após baixar a imagem do CD em formato ISO, queime a imagem em um CD com um programa de gravação, como por exemplo o BurnAware.

Iniciando


Nota: Se em qualquer parte do procedimento algo falhar, você corre o risco de perder os seus dados, faça por sua conta e risco.

Após gravar a imagem em um disco, reinicie o computador e mude o boot para o CD, o programa vai mostrar a seguinte tela:


Escolha o modo de vídeo adequado, sendo que "Safe" é compatível com quase todos os monitores e placas de vídeo, porém tem menos qualidade, e "Enhanced" tem mais qualidade mas pode não funcionar em alguns equipamentos.

Veja a tela principal do programa:

Efetuando um backup


Para efetuar o backup é necessário ter acesso a uma das opções abaixo, que serão usadas como destino dos arquivos do backup:
  • Um segundo disco no computador (pode ser externo).
  • Um pendrive, cartão de memória, etc (desde que tenha tamanho suficiente).
  • Um computador na rede com pasta compartilhada

Para começar o backup clique em "Backup or Restore", e escolha Backup na tela abaixo:

Após a tela explicada sempre clique em "Next >"

Escolha o disco a ser copiado:

Escolha as partições a serem copiadas:

E agora escolha o local de destino:
Que pode ser um HD, cartão de memória, pendrive, etc:

Ou um computador na rede com uma pasta compartilhada:

Nesse exemplo usei um computador na rede com o nome de UBUNTU-DESKTOP, que tem a pasta Conectadores compartilhada.
Caso a pasta necessite de usuário, senha e domínio para ser acessada, insira as credenciais nos campos indicados.
Repare que as barras usadas para acessar o endereço de rede são"/" e não "\" usadas normalmente nos sistemas Windows.


Escolha o local a ser copiado os arquivos dentro do destino, clique em "Browse..." para ver os locais ou criar pastas:

De o nome ao Backup, tente usar datas para facilitar na hora da recuperação:

Agora aguarde o termino do processo, que pode demorar dependendo do tamanho do disco de origem e da velocidade do computador, disco, rede, etc.

Recuperando um backup

Para recuperar um backup, na tela principal clique em "Backup or Restore"
E em seguida em Restore

Nota: Ao recuperar um backup, todos os dados do disco de destino serão apagados e substituidos pelo backup.

Agora escolha o local de origem, ou seja, onde estão os arquivos do backup, que podem ser um disco, pendrive, cartão de memória, etc ou uma pasta da rede:


Dentro da origem, clique no campo no centro da tela para escolher o arquivo de backup a ser usado:


Escolha o disco de destino:


Você recebera um aviso que o disco será sobrescrito, aceite e aguarde a restauração, também pode ser demorado.

Outras ferramentas

Junto com o Redo Backup and Recovery, você tem acesso a algumas ferramentas que podem ser úteis, vamos ver algumas delas, basta acessar o menu Tools na barra lateral:

Disk Usage: Mostra a utilização dos discos (quantidade, usado, livre, etc).
Drive Reset: Alguns discos mais modernos permitem "resetar" o disco, apagando os dados.
Web Browser: Navegador Firefox.
File Editor: Editor de textos.
Partition Editor: Um ótimo editor de partição, o conhecido GParted.
File Sync: Programa para sincronização de arquivos.
Hardware Examiner: Programa para verificar componentes do computador.
Disk Utility: Programa para teste e configuração de discos.
File Recovery: Programa para recuperação de arquivos deletados.
Terminal Emulator: Emulador de terminal linux.

Files: Na barra lateral escolha Files para ter acesso ao navegador de arquivos:

Nota: Os discos montados estão na pasta /mnt


Novamente na home você ainda pode instalar o Redo Backup and Recovety em um dispositivo removível (Pendrive, cartão de memória, etc), basta escolher a opção Install to USB.




Configurações

Language: Permite mudar o esquema do teclado e idioma.
Time e date: Alterar hora e data
WiFi: Permite configurar redes sem fio.
Network: Permite configurar conexão com a internet.
Display: Ajusta a resolução da tela.
System Info: Mmostra informações do sistema.

As opções que não explico não são necessárias ou não testei, como o Opt-Get que está nas opções pois o Redo Backup and Recovery usa o sistema xPUD, e portanto a opção continua nas configurações,, mais informações sobre o xPUD aqui http://www.xpud.org/ (em inglês).


Dicas:
  • Faça backup completo pelo menos uma vez por mês.
  • Mude o sistema de teclado para "Portuguese (br)"
  • Utilize o sysprep para montar imagens de instalação do sistema e espelhar os discos.
Para mais dicas de segurança e backup acesse nossa página de segurança.


Espero que tenha aproveitado o tutorial, dicas e dúvidas aqui.
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Paulo Roberto - 09/10/2010