Criptografia de arquivos e pastas com o 7-Zip

Uma das formas de proteger seus arquivos é a Criptografia, em resumo essa técnica embaralha um arquivo de forma que ele se torne ilegível, e para reverter esse arquivo a sua forma original é necessario possuir uma chave ou senha, ou seja, dessa forma é possível que apenas você e quem possui a senha tenha acesso ao arquivo, é perfeito por exemplo para quem anda com arquivos importantes em pendrives ou notebooks, ou simplesmente para manter seus arquivos livres de acesso de pessoas não autorizadas.

Hoje existem centenas de programas que oferecem criptografia, mas esse tutorial será feito ensinando alguns recursos de criptografia de um programa que eu já ensinei anteriormente como utilizar, o 7-Zip.
Inclusive se você criptografar algum arquivo em outro programa e o resultado for um arquivo do tipo Zip, muito provavelmente você conseguira abrir o arquivos com o 7-Zip (Com a senha claro).

Dei preferência por utilizar o 7-Zip para criptografia pois além de ser gratuito você também evita de instalar muitos programas no computador sendo que possuem a mesma função, prezando assim pelo desempenho geral do seu computador, mas outros programas também serão abordados em breve.


Criptografando

O 7-Zip permite a criptografia apenas para os formatos 7z e Zip, sendo que o formato 7z permite apenas a criptografia AES-256 e o formato Zip permite AES-256 e ZipCrypto.
Para começar abra o 7-Zip e escolha o arquivo ou pasta a ser criptografado e clique no ícone de "+ Adicionar" na parte superior, também é possível usar o menu de contexto clicando em 7-Zip e depois em "Adicionar ao arquivo..." (Veja o tutorial do 7-Zip)

Na próxima tela escolha o formato 7z ou Zip, insira uma senha para a criptografia,

mas cuidado, caso a senha seja perdida, o arquivo não poderá ser recuperado!

O formato 7z permite a criptografia de "nome de arquivo", isso significa que em caso de criptografar uma pasta inteira, não é possível nem entrar dentro dela sem a senha, sem esse recurso habilitado ou com o formato Zip, é possível entrar no arquivo compactado, porém não é possível abrir os arquivos sem a senha.



Depois basta clicar em OK, e o arquivo estará no local indicado (o padrão é a mesma pasta do arquivo original), basta você procurar pelo arquivo compactado, e se desejar deletar o original.
Esse arquivo já está pronto para ser transportado em um pendrive por exemplo.


Decriptografar

Para ter acesso a um arquivo criptografado anteriormente, basta abrir o 7-Zip, selecionar o arquivo a ser decriptografado e clicar no ícone de "- Extrair" na parte superior, entre com a senha no campo com mesmo nome.


Caso você use o menu de contexto na opção extrair, não tenha colocado a senha ou digitado incorretamente na tela anterior, será apresentada a seguinte tela:




Espero que você tenha aproveitado mais essa maneira de proteger seus arquivos.



Paulo Roberto - 07/01/2011