Windows Live Proteção para a Família




Esse tutorial é voltado para os pais que querem uma forma de ter mais controle sobre o que seus filhos acessam na internet, com quem eles conversam, etc.
O Windows Live Proteção para a Família é um programa gratuito desenvolvido pensando na segurança da sua familia, principalmente das crianças, o programa faz parte do pacote Windows Live e pode ser baixado gratuitamente aqui.




Após baixar o programa, certifique-se que ele está marcado para instalação conforme imagem abaixo:

Prossiga com a instalação, tudo é feito de forma automática.

Importante

Um detalhe importante é: crie contas de usuários para todos que usam o computador, para isso procure no painel de controle por "Contas de Usuários" e em seguida adicione uma conta de "Administrador" para você, e outras contas de "Usuário padrão" ou "Usuário limitado" para seus filhos e outras pessoas que utiliza, o computador, também defina uma senha para todas elas, principalmente para a conta de administrador, já que ela é a unica que pode instalar programas e alterar as configurações do "Proteção para a Família", não compartilhe essa senha.

Iniciando

Depois da instalação, o programa estará disponível no menu iniciar na pasta Windows Live
Ao iniciar você terá essa tela:
Entre com sua conta Windows Live ID (live.com, hotmail.com, MSN, etc) caso não tenha uma clique no link "Inscrever-se" na parte inferior.

Agora escolha as contas de usuários a serem monitoradas, selecione todas as desejadas, inclusive a de administrador, aqui também é possível criar novas contas conforme imagem abaixo, mas prefira fazer essa tarefa pelo painel de controle.


A proxima tela você escolhe quem está vinculado a cada conta, lembre-se de marcar o usuario administrador da tela anterior com a sua conta Windows Live ID, assim o sistema sabe que você é o administrador do Windows Live Proteção para a Família.


No computador você pode também adicionar mais contas de usuários se achar necessário


Configurando

Os proximos passos são feitos online diretamente no site do Windows Live, acesse o endereço: https://fss.live.com/safety/default.aspx

Será apresentada a seguinte tela:

Você pode agora verificar um relatório de acesso de cada usuário e determinar configurações para as contas.

Clicando em "Editar configurações" em algum usuário, você pode determinar os sites acessados, os contatos que seu filho pode conversar e trocar emails e verificar os pedidos de acessos, veja a imagem abaixo do menu lateral.

Selecionando "Filtragem de sites" você tem três niveis de configuração:
Severa, Básica e Personalizada, escolha a adequada para suas preferências, lembrando que é possível bloquear ou permitir um site independente da configuração escolhida, basta colocar o endereço no campo "Permita ou bloqueia um site" escolher permitir ou bloquear, selecione também se é somente para essa pessoa ou para todos.

Em "Relatório de atividades" é possível saber dos hábitos dos seus filhos (Funciona com mais detalhes no Windows 7 e Vista), também é possível bloquear conteúdos por aqui.



Em "Gerencie contatos" você deve primeiro vincular ou criar uma conta Windows Live ID para os seus filhos, depois você pode verificar os contatos, adicionar ou remover esses contatos, são os contatos da conta Windows Live, como Live Messenger (Conhecido como MSN), Hotmail, e Spaces.
Descendo a pagina há uma cinfiguração que permite ao seu filho gerenciar os contatos, ou seja, ele pode adicionar e remover, caso a opção esteja desabilitada você é o único responsável pelos contatos do seu filho.


Em "Solicitações" você tem os pedidos feitos para acesso a algum conteúdo, por exemplo, em uma conta simulando o acesso de um filho eu tentei acessar um site de conteúdo adulto, foi apresentado a seguinte tela:

Seu filho pode enviar o pedido por email, que chegará diretamente na sua conta, caso utilize a opção "Pedir pessoalmente", será necessário que você insira a senha da sua conta Windows Live ID e escolha permitir o conteúdo.




Aproveite mais essa alternativa para aumentar a segurança de sua família.
Espero que tenha gostado do tutorial.


Esse é mais um tutorial da nossa seção de segurança.



Paulo Roberto - 01/06/2010