µTorrent

µTorrent (a pronuncia é microtorrent) é um programa para compartilhamento de arquivos que utiliza o protocolo BitTorrent, o programa é super simples e leve, e pode ser baixado no site oficial atráves desse link: http://www.utorrent.com/intl/pt/downloads
Outra coisa legal do uTorrent é que a sua interface pode ser alterada ao seu gosto.

Entendendo o funcionamento

Primeiro vamos conhecer alguns nomes:
Tracker: É o computador que "sabe" quais os usuários que possuem o arquivo a ser baixado.
Indexador: É o site de busca dos torrents.
Seed: É o usuário que possui o arquivo completo.
Leecher ou Peer: É o usuário que está baixando o arquivo, mas ainda não completou.

Diferente de um download direto, ao usar algum programa bittorrent, você vai fazer o download de várias pessoas e não de um servidor, daí o nome P2P pode ser utilizado, que significa Peer-to-Peer, ou seja, de pessoa para pessoa.

Ao fazer algum download em torrent, você primeiro vai baixar um arquivo com a extensão ".torrent", esse pequeno arquivo contém algumas informações sobre o conteúdo a ser baixado e a localização dos "Trackers" (veja abaixo o que é um tracker).

Então o programa vai se conectar aos trackers que constam no arquivo torrent, os trackers por sua vez  fornecem ao programa bittorrent a localização (nesse caso o numero de IP) dos outros usuários (Seeds e Peers), para que o programa possa baixar o arquivo.

O programa começa a transferencia do arquivo com os outros usuários, o arquivo é "quebrado" em pedaços, transferido entre os usuários, e ao completar 100% dos pedaços, o programa monta novamente o arquivo.

Mesmo os usuários que não tem o arquivo completo, ajudam enviando os pedaços que já possuem, ou seja, uma vez que você está baixando algo em torrent, também está fornecendo esse mesmo arquivo.


Importante
Não se preocupe com tudo isso, é tudo transparente, o que você precisa fazer é apenas:
  • Baixar e abrir o torrent.
  • Aguardar o final do download.


Utilizando

Após baixar e instalar o programa, abra o µTorrent (caso ele não abra sozinho), o programa em si busca conteúdo para baixar, para isso podemos usar sites que buscam os torrents, os chamados indexadores, hoje existem vários indexadores disponíveis para você fazer suas buscas, basta uma procurada em sua ferramenta de busca para encontrar-los.
Existem também alguns sites que oferecem os seus download por torrent, como por exemplo programas ou sistemas operacionais, como é o caso do Ubuntu.

Depois de escolher o seu indexador, basta buscar pelo conteúdo desejado, preste atenção em um detalhe, normalmente os indexadores possuem um campo que marca os Seeds e Peers, opte pelo torrent que tenha o maior numero de Seeds, pois a velocidade do download será maior,
agora procure pelo botão de "download .torrent" do site, como cada site tem uma forma diferente, acho melhor não dar uma "receita".


Depois de baixar o arquivo torrent, basta abri-lo (duplo clique), o µTorrent será aberto nesse instante


Basta apertar "OK"

Abaixo o programa executando o download


Quando o download terminar, basta clicar com o botão direito e escolher a opção "Abrir Pasta Destino"


Deletando torrent terminado

Para deletar o torrent terminado, basta clicar com o botão direito e escolher as opção: "Remover" (imagem acima).

Seja justo

Enquanto você está baixando algum arquivo, você é um Peer, ao terminar você é um Seed, ou seja, continua disponibilizando para outras pessoas o arquivo que você possui, isso até que você interrompa.
No µTorrent é possível ver um campo chamado "Ratio", ele mostra a proporção do arquivo baixado em relação ao que você subiu, isso serve para evitar que pessoas baixem arquivos dos outros, porém não ajudem subindo os pedaços que possui, quando o ratio fica abaixo de 1.000 (mesma quantidade de download e upload) a velocidade do download pode ser reduzida.
Você pode excluir um torrent terminado a qualquer momento, mas o ideal é sempre aguardar que o ratio fique igual ou superior a 1.000 ao final de cada download, para depois excluir o torrent, ou seja, ajude as pessoas que ainda não possuem o arquivo.

Apps

Um destaque do µTorrent é a possibilidade de instalar Apps, como antivírus ou mídia players, basta selecionar a guia "Applications" na barra lateral, escolher os Apps desejados e clicar em Instalar.




Cuidado

Existe muito conteúdo gratuito para download, como o sistema Ubuntu, porém também existe conteúdo pago distribuido ilegalmente na rede, ao efetuar downloads em torrent, cuidado com conteúdos que possuem direitos autorais, lembre-se pirataria é crime.


Espero que tenha aproveitado o tutorial.
Sugestões, comentários, reclamações, etc, utilize a página de contato.
Tutorial feito com a versão 2.2


Paulo Roberto - 22/01/2011