Confira algumas informações sobre o Ubuntu na primeira parte do tutorial que ensina a instalação, confira aqui.

Depois de instalar o seu sistema Ubuntu, é hora de verificar os programas e recursos oferecidos pelo sistema.


Espero que goste das dicas e possa aproveitar esse excelente sistema operacional.
Essas dicas serão atualizadas constantemente.
Caso tenha alguma dica ou dúvida clique aqui.


Vamos as dicas:

Usuários de banda larga DSL que precisam de usuário e senha.

Para se conectar a internet através de conexões DSL que usam usuário e senha, clique com o botão direito no ícone de rede, depois em "Editar conexões..."

Na tela a abaixo (da esquerda), escolha a guia DSL e clique em "Adicionar", a tela da direita será aberta, de um nome a sua conexão (serve para facilitar somente), coloque usuário e senha fornecidos pelo seu provedor e aplique. feche todas as telas, agora clique no ícone de rede e selecione o nome que você inseriu.

Para conectar, clique no ícone de rede e em seguida no nome da conexão que você criou.


Ubuntu One



Compartilhar pastas em redes Windows



Remover as linhas do boot


Previsão do tempo

Para saber a previsão do tempo na sua cidade, basta clicar no relógio, depois em "+ Locais" na parte de baixo, em seguida no botão "Editar", na tela que vai se abrir, na guia Locais clique no botão "Adicionar".

Escolha o nome da sua cidade na lista, comece a digitar o nome para encontrar rapidamente, depois de encontrar de OK e feche todas as telas.

Olha o resultado, o próprio ícone do relógio mostra a previsão:


Instalando programas

O Ubuntu  já vem com muitos programas instalados, mas se por acaso você precisar de algo que ele não possui, ou quiser trocar, basta ir a "Central de Programas do Ubuntu", para isso clique em Aplicativos e depois em "Central de Programas do Ubuntu".

Essa tela é exibida, você pode selecionar por categoria, ou usar a busca na parte superior esquerda para usar palavras chaves.

Exemplo de busca por MSN:
Repare que o Empathy está com um sinal verde, isso significa que já está instalado, para adicionar um programa, de um duplo clique e depois clique em "Instalar", para desinstalar um programa de um duplo clique sobre o programa e escolha "Remover".

Liferea


Aparência

Clique em "Sistema" > "Preferências" > "Aparência", você pode trocar o papel de parede, tema, e adicionar efeitos ao seu computador.

Adicionando atalhos para os programas

Para adicionar um atalho na área de trabalho ou ao painel (equivalente a barra de tarefas do Windows) basta escolher o programa no menu aplicativos, clicar com o botão direito e escolher uma das opções.


Baixar vídeos de sites como YouTube

Deseja um programa para baixar vídeos? Os videos carregados pelo seu navegador ficam na pasta:  /tmp
Basta copiar esses vídeos para o local de sua preferência.
O vídeo fica com o nome começando com "Flash" e uma sequência de dígitos, por exemplo "FlashXXWL6pCY"

Para facilitar as coisas, vamos usar o terminal para fazer a cópia, abra o menu "Aplicativos" > "Acessórios" > "Terminal"


Vá ao navegador e deixe carregar o vídeo desejado até o fim, caso contrário o vídeo será cortado, nesse exemplo vou baixar o vídeo dos Axis of Awesome, deixe o navegador aberto e digite no terminal:

cp    /tmp/Flash*     /home/NOME DO SEU USUÁRIO/PASTA DE SUA ESCOLHA


Aqui o comando por partes e seus significados:
CP = Copia
/tmp/Flash* = Copiar todos os arquivos chamados da pasta tmp chamados Flash qualquer coisa, * é igual a qualquer coisa.
/home/ubuntu/Download = Colocar os arquivos copiados em uma pasta chamada Download, que está dentro de outra chamada ubuntu (ubuntu é o nome do meu usuário, se tivesse usado meu nome seria /home/paulo/Download por exemplo), que por sua vez está abaixo de home.
No segundo endereço escolha a pasta que achar melhor, exemplo: /home/seu usuário/Vídeos

O vídeo estará na pasta indicada

Renomeio o vídeo a seu gosto, se for mandar o vídeo para um computador ou partição do Windows por exemplo, você deve adicionar a extensão, clique com o botão direito em cima do vídeo e escolha propriedades, na guia geral veja o formato de arquivo e adicione a extensão correspondente.




Paulo Roberto - atualizado em 10/07/2010