Como instalar o Ubuntu (Parte 2)

Clique aqui para ver a primeira parte do tutorial, que mostra uma pequena apresentação e ensina a instalar o sistema Ubuntu a partir do Windows.

Versão utilizada: Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat


Instalando

Importante: Vamos instalar o sistema do zero, formatando a maquina, portanto faça o backup de todos o seus arquivos, pois tudo que estiver no HD será apagado, como a primeira parte do tutorial ensina a usar o sistema junto com o Windows, não vou ensinar o sistema de dual-boot por esse meio, talvez para um próximo tutorial.

De boot no seu computador a partir do CD do Ubuntu.
Escolha o idioma e clique em instalar o Ubuntu


A tela seguinte mostra algumas informações sobre a preparação da instalação, caso o computador já esteja conectado a internet, você pode optar por marcar as opções: "Baixar atualizações enquanto instala" e "Instalar esse programa de terceiro".

escolha a opção "Apagar e usar o disco inteiro"

Selecione o disco a ser utilizado, clique em "Usar o disco inteiro" e depois em "Instalar agora".

Enquanto os arquivos são copiados para o disco, a instalação faz algumas perguntas,
escolha na tela abaixo o local onde você está, clique na linha e comece a escrever o nome do local, e escolha na lista, após avance.

Escolha o tipo de teclado, teste no campo abaixo os acentos, cedilha, etc, normalmente não é necessário mudar.



Coloque os seus dados, como nome de usuário, nome do computador, senha e escolha entre: "Iniciar sessão automaticamente", ou seja, não é necessário digitar a senha para usar o computador, ou "Solicitar minha senha para entrar", essa opção da a possibilidade de criptografar a pasta pessoal, para isso basta marcar a opção correspondente.

Agora aguarde o final da instalação.

No final você será solicitado a reiniciar o computador, quando o leitor de cd abrir, retire o cd e aperte enter para reiniciar.


Utilizando

Agora entre com seu usuário e senha


Confira a área de trabalho do Ubuntu 10.10.



É muito importante manter o sistema atualizado, para isso clique em "Sistema" > "Administração" > "Gerenciador de atualizações".






Paulo Roberto - 11/10/2010