AOMEI Backupper - Tutorial
O AOMEI Backupper é um aplicativo para backup de computadores, ou seja, um aplicativo para criar cópias de segurança dos seus arquivos, inclusive com a possibilidade de fazer o backup (cópia de segurança) do sistema operacional em si,permitindo que em uma situação de emergência você consiga restaurar seus dados,
o mesmo pode ser baixado através desse link: http://www.backup-utility.com/download.html
Outro recurso interessante, é a possibilidade de migração de HDs, permitindo que no caso de uma troca de HD, você consiga manter seu computador exatamente como estava (Assunto não abordado nesse tutorial, pode ser incluído em breve).
Inclusive com a possibilidade de migração de HDs para SSDs, recurso muito útil com a popularização dos discos de estado sólido (Assunto não abordado nesse tutorial, pode ser incluído em breve).
Esse tutorial vai abordar os seguintes procedimentos:
- Instalação.
- Configuração de backup.
- Restauração de dados.
- Restauração do sistema (completo).
- Recomendações básicas e dicas.
O AOMEI Backupper possui uma versão gratuita com as funções básicas, e uma versão paga com mais recursos, esse tutorial tem o objetivo de mostrar as funções sobre a versão gratuita, sendo que um tutorial com a versão paga (usada principalmente em servidores, será criado em breve).
Então, vamos começar!
Instalação
Após efetuar o download, basta dar um duplo clique no instalador, selecionar a linguagem (infelizmente português não é uma delas) e prosseguir conforme telas abaixo:
Clicar em "Install"
Selecionar se você quer compartilhar dados
Clicar em "Enjoy now" e... Pronto, a ferramenta já está instalada.
Configuração de backup
Ao abrir o programa, na primeira tela já está o botão para iniciar a configuração de backup, basta clicar em "New":
e escolher o tipo conforme explicação:
- System Backup: Cria um backup completo do sistema do sistema operacional completo, incluindo as partições necessárias para boot, permitindo a recuperação completa.
- Disk Backup: Cria um backup do disco selecionado.
- Partition Backup: Cria um backup de uma partição.
- File Backup: Cria um backup de arquivos e pastas.
- File Sync: Sincronismo básico de pastas, não cria um backup em imagem*, porém é útil para manter pastas sincronizadas.
Nota: Em caso de dúvidas, a opção "System Backup" é recomendada, pois você pode recuperar todo o seu sistema em caso de falhas, porém essa opção precisa de ao menos, o mesmo espaço utilizado por todo o seu sistema operacional (incluindo programas e arquivos).
Independente da opção selecionada, Em "Step1" você escolhe a origem do backup, ou seja, o que será feito backup,
e em "Step2" o destino do backup (algumas opções não deixam você alterar a origem, pois o valor é automático).
Após escolher o método a ser utilizado, se preferir, altere o nome do seu backup em "Task Name",
você também pode criar um agendamento, isso permite que os backups sejam iniciados automaticamente,
para isso clique em "Schedule" (Detalhes abaixo).
Para backup de arquivos e pastas, a opção "Step1" terá a aparencia abaixo, clique em "Add File" para adicionar arquivos e em "Add Folder" para adicionar pastas.
Clicando em "Step2", selecione o local para backup, que pode ser um disco externo, um segundo HD, uma pasta compartilhada na rede, etc:
Importante: No local selecionado no "Step2" será gerado um (ou mais) arquivo(s) com a extensão .adi/.afi, esses arquivos são o backup em si, e devem ser armazenados com todo o cuidado.
Caso tenha selecionado a opção "Schedule"
Uma tela irá se abrir com algumas opções:
Daily: Diariamente
- Run once only at: Backup em um dia e horário especifico.
- Run once every day at: Todos os dias no horário especificado.
- Intervals: Escolhe o horário de inicio (Start Time) e o horário final (Finish time), e dentro do periodo selecionado, roda o backup a cada "X horas" (Lista).
Weekly: Semanalmente
Escolha o dia e o horário do backup (iniciando pela segunda).
Monthly: Mensalmente
- Run once at "hour" on the "ordinal" "day" of each month: Executa mensalmente no horário escolhido, em ordinal (ex: Primeiro, segundo, etc) do dia (segunda, terça, etc).
- Run once at: Escolha o horário e os dias do mês para a execução do backup.
Finalmente, na guia "Advanced":
Choose a way to perform the scheduled backup:
- Full Backup: Backup completo sempre.
- Incremental Backup (Default): Faz backup apenas dos arquivos alterados desde o ultimo backup.
- Differential Backup: Faz backup dos arquivos alterados desde o primeiro backup.
- Don't install the service, directly use Windows Task Scheduler to run scheduled tasks: Usa as tarefas agendadas do Windows para gerenciar os backups.
- Install a service to run scheduled tasks: Instala um serviço para gerenciar o backup.
- Run Missed backup at the next system startup: Roda um backup agendado perdido na próxima vez que o sistema for iniciado.
Terminando a configuração de agendamento, caso aplicável, clique em "OK".
Em seguida clique em "Start Backup"...
E aguarde...
Dependendo da quantidade de dados esse procedimento poderá demorar algumas horas.
Nesse momento temos duas opções:
- Check backup integrity on completion: Verifica a integridade após finalizar o backup.
- On completion "Seleção": Escolha uma ação para o computador efetuar depois do backup: Desligar, reiniciar, hibernar ou dormir.
Tudo finalizado, basta clicar em "Finish"
Tudo pronto,
é interessante ter certeza que o arquivo .adi/.afi gerado no backup fique salvo em um local seguro, pois precisará dele em situações de emergência.
Restauração de dados
Há duas maneiras para efetuarmos uma restauração de arquivos e pastas,
caso o backup seja de arquivos e pastas, basta seguir conforme explicado abaixo em "Restauração de arquivos e pastas",
caso o backup seja completo, disco ou partição, veja detalhes em "Explorar arquivo de backup",
para situações de desastre onde é necessário recuperar todo o computador, veja em "Recuperação do sistema (Completo)" também nesse tutorial.
Restauração de arquivos e pastas
Selecione a guia "Restore" na parte esquerda, em seguida selecione o nome do backup que deseja restaurar:
Caso tenha mais de um backup no mesmo arquivo, se baseie pela data na escolha, na sequencia clique em "Next":
Agora selecione os arquivos / pastas que deseja recuperar e clique em "Next":
Agora escolha entre:
- Restore to original location: Restaura arquivos para o local original.
- Restore to a new location: Restaura os arquivos para um local alternativo.
- Restore NTFS permissions: Restaura as permissões de arquivos.
- Replace existing files: Caso um arquivo com mesmo nome exista no local, o mesmo será substituído pela versão no backup.
Clique em "Start Restore":
Aguarde... E clique em "Finish" ao final, dependendo da quantidade de dados, pode demorar algumas horas:
Explorar arquivo de backup
Para os casos de backup de sistema, discos ou partições, tentar recuperar pelo modo anterior, iria sobrescrever todos os dados na partição de destino, apagando os arquivos mais novos que o backup, por esse motivo podemos abrir o backup dentro do "Windows Explorer" e então copiar os arquivos manualmente.
Para isso, clique em "Utilities" e em seguida em "Explore Image":
Selecione o backup e clique em "Next":
Caso o arquivo de backup contenha mais de uma cópia, use a data para determinar o momento desejado:
Nesse exemplo, foi um backup completo, portanto tenho as partições de boot do Windows incluídas, eu posso desmarcar todas e manter apenas a partição desejada como, nesse exemplo, C:, que vou montar na letra F:, clique em "Next":
Aguarde a finalização do processo e clique em "Finish":
Agora abra o "Windows Explorer" e abra a letra montada, nesse exemplo, F:
Após copiar seus arquivos de F: para o local desejado, vamos desmontar a unidade do backup, para isso clique novamente em "Utilities", e na sequencia marque a letra escolhida, na sequencia clique em "Detach":
Com esses 2 procedimentos, é possível restaurar seus dados facilmente em alguma emergência.
Restauração do sistema (completo)
Atenção: É necessário conhecimento mais avançado para esse procedimentos,
ao menos saber como alterar a ordem de boot do seu computador,
como cada fabricante usa um padrão diferente para essa configuração, não tenho como colocar explicações.
Agora vamos pensar que o pior aconteceu, o disco que contém seu sistema falhou...
Através desses passos vamos usar o backup completo do sistema para recuperar seu computador após a substituição do disco.
Requisitos:
- Criar o disco de recuperação (CD) conforme instruções abaixo.
- Ter o backup completo do sistema (Entendeu a minha recomendação anterior?).
Criando o disco de recuperação/emergência.
Nesse passo vamos criar um disco de emergência, que será usado para iniciar o computador em caso de falha, permitindo restaurar o backup.
Em "Utilities" clique em "Create Bootable Media":
Na sequencia escolha se prefere o disco de emergência feito em Linux ou Windows PE e clique em "Next".
Obs: Indico o Windows PE, porém trabalho com produtos Microsoft, então sou suspeito nessa indicação rss.
Caso a próxima mensagem apareça, escolha entre UEFI ou Legacy (BIOS), na dúvida escolha UEFI,
a mensagem não deve aparecer em sistemas que usam BIOS.
Clique em "Next".
Informação para usuários avançados somente
Dica: Para saber se o seu sistema usa BIOS ou UEFI, abra o menu iniciar e pesquise por "CMD", clique com o botão direito e escolha "Executar como administrador", no prompt de comando (Janela preta) digite: bcdedit
Aperte enter, nas informações abaixo de "Carregador de Inicialização do Windows",
olhe em "Path", final em .exe e você usa BIOS (legado),
final em .efi e você usa UEFI:
Agora escolha as seguintes opções:
- Burn to CD/DVD: Grava diretamente em um CD ou DVD.
- USB Boot Devide: Permite criar um pendrive "bootavel".
- Export ISO File: Permite criar um arquivo .ISO, que poderá ser gravado posteriormente com outro programa, como por exemplo o InfraRecorder, tutorial nesse link >>
Após selecionar a opção desejada, clique em "Next" e aguarde:..
Nota: Não consigo gravar um cd... Maquinas virtuais não possuem gravador... :(
Agora guarde o CD/DVD/Pendrive em um local seguro.
Restauração
O pior aconteceu e seu HD parou de funcionar... Você trocou o HD e agora não tem um sistema operacional...
Mas, você possui um backup do sistema! E também o CD/DVD/pendrive para iniciar o computador.
Primeiro, altere na BIOS/UEFI do seu computador a ordem de boot, para o dispositivo utilizado CD/DVD/pendrive, então inicie o computador, quando solicitado, pressione qualquer tecla:
Agora entre na aba "Restore", e clique em "Path" na parte inferior:
Navegue até o arquivo .adi/.afi gerado no processo de backup, no meu exemplo, estão no disco externo (E:):
Após detectar o backup completo do sistema, a ferramenta irá questionar se você deseja uma restauração de sistema, resposta "Yes":
Caso o backup possua mais de uma data, selecione a data desejada e clique em "Next":
Selecione o disco que deverá receber o sistema, no meu exemplo, um disco novo, bastante cuidado nesse momento para não escolher o disco errado, pois os dados existentes são apagados no processo e substituídos pelos dados no backup:
Veja um sumário das operações à serem realizadas:
- Opção "Align partition to optimize for SSD": Selecione essa opção caso o novo disco seja um SSD.
No exemplo, o disco original estava utilizando a tabela de partições do tipo GPT, e por isso o aviso abaixo é exibido, clique em "OK", pois queremos que o mesmo formato do original seja copiado para o novo:
Agora aguarde... Novamente, o tempo depende da quantidade de informações:
Após finalizado, clique em "Finish" e reinicie o computador, dessa vez sem o CD/DVD/Pendrive.
E aqui está, o computador restaurado para o "exato momento" em que o backup foi feito:
Configurações
Vamos dar uma olhada rápida em algumas opções do programa, para isso clique no "Menu" e depois em "Settings":
Na primeira guia podemos configurar a compressão para: Nenhuma, normal ou alta:
Ok... Não fui totalmente sincero ao afirmar que é necessário o mesmo espaço que o utilizado pelo sistema para fazer o backup,
pois o programa comprime os dados por padrão, mas é melhor sobrar que faltar.
:)
Na segunda guia podemos configurar o tamanho de cada arquivo .adi/.afi, opção útil caso você queira coloca o backup em locais com menos espaço, por exemplo, um DVD, basta dividir pelo tamanho desejado, e o programa vai gerar vários arquivos, que juntos compõem o backup completo:
Mas atenção, nada de perder um arquivo...
Na guia "Notifications", você pode configurar um alerta que é enviado por e-mail, na versão gratuita apenas Gmail e Hotmail podem ser selecionados:
As outras guias se destinam à usuários avançados, de preferência, deixe tudo no padrão.
Recomendações básicas e dicas
- Faça o backup regularmente dos seus dados, independente da ferramenta utilizada.
- Para quantidade de dados pequenas, DVDs são uma boa opção pelo seu baixo custo, você pode usar a opção de divisão do backup para arquivos com o tamanho do DVD, e então gravar vários DVDs...
- Evite backups de qualquer tipo em pendrives, pois esses dispositivos são feitos principalmente para transferência de informações entre computadores, o seu tipo de memória não "dá avisos" antes de falhar, e em caso de falhas, não é possível recuperar as informações...
- A mídia preferencial para seus backups são os HDs externos (Usuários domésticos, claro), mas evite deixa-los conectados ao computador após o backup, pois um vírus poderia apagar os arquivos do backup.
- Dependendo do tamanho do backup, pode ser uma boa manda-los para algum serviço em nuvem.
- Uma boa opção para armazenar seu backups, são os dispositivos NAS, a grosso modo, são HDs que se conectam na rede, permitindo que você guarde seus dados e backups sem necessidade de conexão física ao computador.
- Apesar de ter seus dados no backup, não é uma boa ideia apagar o original, por exemplo, para economizar espaço.
- No geral, uma boa regra para backup é:
- Backup nunca é demais; Se você possui 2, você tem apenas 1; Se você possui 1, você não tem nenhum.
É isso, espero que tenha gostado.
Paulo Roberto - 27/01/2017