TeamViewer

O TeamViewer é um ótimo programa para acesso remoto, compartilhamento de tela, transferência de arquivos e até mesmo criação de VPNs, é gratuito para uso não comercial, você pode baixar o TeamViewer nesse link.

A instalação é padrão do tipo avançar e concluir.

O Programa e algumas opções

O programa está em um português diferente, acredito que de portugal, mas também há alguns erros de tradução nas opções... Mas nada que chega a atrapalhar.
O TeamViewer tem essa interface que é super simples, com o campo do seu ID e sua senha, e o campo para incluir o ID parceiro:

Para ter acesso as opções que permitem um "ajuste fino" do programa clique em "Extras" e em seguida em "Opções":

Vou apresentar as guias e o que cada uma delas fazem:

Geral
Permite inserir o seu nome de apresentação, iniciar o TeamViewer junto com o Windows (para essa opção é necessário configurar uma senha mais forte que a padrão de 4 dígitos numéricos), permite também configurar os endereços do servidor proxy caso sua rede utilize, e se o TeamViewer aceita chamadas dentro da rede interna através da configuração: Incoming LAN connections.

Segurança
Aqui é o local para definir uma senha estática e alterar o padrão de 4 dígitos, a opção de iniciar o TeamViewer junto com o Windows é interessante caso você sempre precise ter acesso ao seu computador remotamente, configure uma senha para ativar a opção.
Além da senha que você cria, é deixar uma segunda aleatória, para isso use a opção: Grau de segurança da palavra...
Essa opção pode ser desativada caso você queira somente a sua senha.
Temos também nessa guia a configuração de lista negra e lista branca para acesso ao seu computador:
Lista negra: Libera todos os IDs por padrão, e bloqueia somente os que você listar.
Lista branca: Bloqueia todos os IDs por padrão, e libera somente os que você listar.
Controle remoto
Permite ajustar como será a visualização do computador remoto, alterando a qualidade da tela, aumentando a qualidade e diminuindo a velocidade, ou diminuindo a qualidade e melhorando a velocidade, permite também remover o papel de parede do convidado deixando a tela mais leve, também é possível escolher o caminho para a gravação da sessão, ou seja, a gravação do que foi nesse acesso, e algumas configurações de acesso, como se é permitido ou não o controle remoto do seu computador, utilização de VPNs, etc.

Apresentação
Se parece com a guia controle remoto, mas as configurações são validas para a pessoa que está vendo o seu computador enquanto você utiliza uma apresentação.

Lista de parceiros
Essa guia altera algumas opções sobre como serão exibidos os parceiros, mas você precisa ter uma conta do TeamViewer e também é necessário ter feito o login, para criar uma conta clique aqui.

Áudio, Vídeo e Convite de configuração
Permitem a configuração do áudio e do vídeo caso você utilize o VoIP ou vídeo conferencia que já são integrados ao TeamViewer, e alterar o convite enviado por email (necessário um cliente de email instalado no computador).

Avançado
Permite alterar o idioma
Configurar o Botão QuickConnect (veja abaixo)
Desativar o encerramento TeamViewer: Faz com que o programa não possa ser fechado.
Não revelar o estado online para esta ID de TeamViewer: Faz com que você fique "invisivel" para outros usuário que possuem sua ID na lista de contatos.
Arquivos Log: A tradução desse item confunde um pouco, mas significam: Permitir acesso = Permitir a criação de arquivos de log para erros e eventos, e Habilitar log-in de conexão = Permite a criação de logs para conexões criadas (para ver os logs criados clique em extras e depois em "Abrir arquivos logs" na tela principal)
Habilitar ecrã preto se a entrada do parceiro estiver desactivada: Ao desabilitar a entrada remota é exibida uma tela preta para o convidado
Ignorar mistura Alfa neste computador: Faz com que as transparências sejam desativadas na tela.

Descendo a tela você tem as opções:
Permitir optimização de desempenho DirectIn: O TeamViewer tenta configurar os roteadores compatíveis com UPNP para redirecionarem as portas 80 e 5938, normalmente não é necessário ativar essa opção.
Instalar o driver VPN: Instala um driver de rede para utilização da VPN do TeamViewer (necessário ter uma conta com privilégios de administrador para instalar o driver).
Exportar e importar arquivo *.reg: Permite que você exporte ou importe as configurações do TeamViewer.
Exportar definições para o TeamViewer Portable: Uma opção útil para quem utiliza o TeamViewer Portable, onde você pode adicionar essas opções já prontas para o programa portátil.

QuickConect: Adiciona um botão na janela dos programas de sua escolha para que você possa abrir uma sessão somente para essa janela de forma mais rápida.

Conexão Remota

Para conectar remotamente com o TeamViewer, novamente na tela inicial escolha o tipo de conexão entre: Suporte remoto, Apresentação, Transferência de arquivos ou VPN, insira o ID do parceiro conforme abaixo e clique em Conexão ao parceiro:
No caso de apresentação, também é possível que a pessoa se conecta ao seu computador através do site: go.teamviewer.com, você só precisa passar o seu ID e senha.

Quando você inicia a conexão temos as seguintes opções na parte superior:

Pode trocar de lado, inserir o Ctrl + Alt + Del (caso você perte essas teclas, teria efeito no seu computador e não no do parceiro), reiniciar, desativar a entrada remota (deixa o controle do computador remoto somente com você, e o convidado apenas olha), e mostrar tela preta (o coitado do convidado além de não ter controle da própria maquina também terá a tela toda preta...).





Permite ajuste de qualidade da sessão que interfere diretamente na velocidade de exibição da tela.














Permite o bate-papo, VoIP, vídeo conferencia e chamada de conferência (quem for participar irá ligar para um numero internacional...)







Permite gravar, iniciar a VPN e exibir algumas informações tanto do computador remoto quanto da conexão.







Ao clicar em transferência de arquivos ou iniicar diretamente essa opção você terá essa tela:
Através dela que você faz a transferência dos arquivos entre os computadores.

E esse é o menu é mostrado para o parceiro:

Dicas:

  • É possível ter ter acesso ao seu computador através de um navegador pelo endereço: https://login.teamviewer.com.
  • Caso você use a lista branca para conexões e deseja receber os acessos através do site, adicione o ID 777 na lista de contatos permitidos.

Espero que tenha aproveitado as dicas!
Sugestões, reclamações,etc, aqui.
Para receber as novidades do site clique aqui e escolha a melhor forma.


Paulo Roberto - 24/06/2010