PC Wizard

Para você que precisa identificar algum componente do computador, ver informações como temperatura e velocidade dos componentes, vou apresentar o PC Wizard, um programa gratuito com várias funções, incluindo "benchmark" (teste de velocidade) e "burnin" (teste de estabilidade).

Para baixar o PC Wizard basta acessar esse link: http://www.cpuid.com/softwares/pc-wizard.html e procurar o campo de download na barra à direita.
Há duas versões para download, a versão instalada (setup) e a sem instalação (zip) que pode ser usada em qualquer pendrive.

O programa

Após a instalação, que é bem simples, basta abrir o programa, que tem a interface conforme imagem abaixo, no lado esquerdo há algumas guias, cada uma com alguns botões que mostram informações detalhadas sobre um grupo de componentes em questão (basta parar o ponteiro do mouse em cima para ver que componentes serão mostrados), clicando nesse botão, coluna da direita superior vai mostrar vários itens, clicando em algum item será mostrado mais informações (se disponível) no campo inferior.

Guias
Hardware: Mostra informações de componentes físicos, e permite verificar dados de temperatura dos componentes (se o componente oferecer esse recurso).

Configuration: Mostra informações do sistema

System Files: Mostra configurações de arquivos especificos do sistema, como por exemplo o arquivo boot.ini, onde é possível ver as entradas de boot.

Resources: Mostra recursos do computador, periféricos conectados, recursos de memória e DMA, um botão interessante "network" (ícone de rede), pois mostra todas as conexões da maquina, estado da conexão (estabelecida ou "ouvindo"), claro que é recomendado um programa especifico para esse fim, principalmente um firewall.


Benchmark: Aqui você pode testar a velocidade dos componentes e compara-los com outros resultados.


Um exemplo de benchmark do processador.
Para efetuar o teste, feche todos os programas, clique no botão equivalente na barra lateral e aguarde, não mova o mouse nem aperte nenhuma tecla, pode ser demorado.

E aqui o resultado
Repare no botão "Compare Results" ao lado do mago, nele é possível ver outros resultados e comparar com o seu.

Teste de confiabilidade (burnin)

Uma das formas de testar a confiabilidade de um sistema é fazer o teste de "burnin", que consiste em forçar a maquina ao máximo para ver se tudo ocorre corretamente, pois vários problemas em um computador só aparecem quando o uso é intenso, existem vários programas para essa função, cada um pode testar uma parte específica do computador, como o famoso PCMark Vantage é ótimo para teste de "burnin" e "benchmark" de placas de vídeo.
O PC Wizard oferece um teste bem simples.
Para o teste com o PC Wizard, basta clicar no menu "Tool" e em seguida em "System TestStability"

Clique em "start" e vá acompanhando os resultados, perceba como o uso de CPU será elevado ao máximo, acompanhe então a temperatura do computador, é possível dessa forma saber se o computador terá problemas de temperatura, se com a alta carga do processador ocorre alguma falha e maquina costuma reiniciar, etc, então você poderá tomar as providencias.
Deixe por um tempo considerável, quando você julgar que o tempo de teste foi o suficiente, clique em "stop".




Espero que tenha aproveitado o tutorial, é isso.


Paulo Roberto - 12/08/2010