FileZilla

O FileZilla é um cliente FTP para Windows, Linux e Mac OS X, é uma ferramenta gratuita para você que precisa fazer baixar ou subir arquivos entre sua maquina e servidores FTP.

Para fazer o download do FileZilla entre nesse link e escolha o seu sistema operacional, esse tutorial aborda a versão para Windows.

Instalação

A instalação não tem segredos, após baixar o instalador (há também uma versão "zip" que não precisa de instalação), basta executar e seguir o padrão de avançar e concluir.

Utilização

A tela principal do FileZilla é bastante intuitiva, com os campos para os dados do servidor logo acima, temos o endereço do servidor, o nome de usuário (em branco o padrão é anonymous), senha e porta (em branco o padrão é 21).




Depois basta ir navegando nas pastas, lembrando que a direita é o seu computador, e a esquerda o servidor FTP,
para subir ou baixar algum arquivo basta dar um duplo clique sobre o arquivo a ser transferido para o outro lado, ou mesmo arrastar ele de um lado para o outro.

Nesse exemplo um arquivo no servidor está sendo baixado para  maquina.



Aqui algumas opções ao clicar com o botão direito em algum arquivo ou pasta:



Limitar velocidade

Em algumas ocasiões você precisa limitar a velocidade da transferência, para isso basta clicar nesse ícone escuro (há um numero 500) na parte inferior direita do programa...


... e em seguida habilitar o controle de velocidade, e escolher as velocidades para baixar (download) e subir (upload).

Gerenciador de sites

Função muito útil para webmasters que precisam atualizar seus sites por FTP, essa opção grava os dados para que não seja necessário digitar tudo novamente.
Para usar a função basta clicar no menu arquivo e escolher "Gerenciador de Sites...", ou mesmo escolher a opção "Copiar a conexão atual para o Gerenciador de Sites...".




Dicas:

  • Para usar conexão com criptografia utilize o Gerenciador de Sites.
  • Para usar o protocolo SFTP utilize o Gerenciador de Sites.
  • A seta do lado do botão conexão rápida mantém um pequeno histórico das conexões, útil para não digitar novamente algo que foi utilizado recentemente.
  • O FileZilla também possui um programa servidor FTP que funciona no Windows, clique aqui para conhecer.
Espero que o tutorial tenha sido útil.
Para receber as novidades do site clique aqui e escolha a melhor forma.


Paulo Roberto - 20/06/2011