Feeds

Muitas pessoas ainda não conhecem os "feeds" (RSS/Atom),
mas estão sempre se deparando com o seu símbolo:
Simbolo do Feed RSS

Ou outros símbolos menos comuns:




O que é?

Esse símbolo significa que o site disponibiliza um "feed", palavra que em inglês significa "alimentar", isso quer dizer que quando uma noticia nova vai ao ar, essa lista é atualizada com o novo conteúdo. 

Para ler essa lista é usado um programa chamado agregador, ele é o responsável por verificar o feed gerado pelo site que você assinou.
Assinar um feed, significa adicionar esse feed ao agregador.

Como assinar

Você deve procurar no site pelos símbolos do feed, ou link escrito feed, xml, rss, atom, etc.

Assim que encontrar o símbolo, uma das formas é clicar no símbolo, e depois copiar o endereço da pagina que abriu, esse endereço será adicionado no programa agregador.

Como existem centenas de programas agregadores e cada um tem sua maneira de incluir o endereço, não é possível deixar muito detalhado a forma de assinar de cada um, mas dessa forma deve funcionar.
Alguns inclusive, abrem automaticamente no instante em que você clica no símbolo do feed.

Lendo

Normalmente a noticia terá um resumo do que foi adicionada no site, e o link para você ler a noticia completa, mas isso não é uma regra, o site pode colocar a noticia inteira no feed.
Normalmente a leitura pode ser personalizada ao seu gosto, por exemplo, por ordem de mais antigo para mais novo, ou primeiro o site dos conectadores e depois os outros, vai depender somente de sua preferência e das opções do agregador.

Vantagens

A diferença e grande vantagem dos feeds, é o fato de você não precisa entrar a cada hora no site para ver se ele adicionou algo novo, basta "assinar" o feed e o agregador fará esse trabalho de verificar se há atualizações no site em questão.
Além é claro, com o formato de notícias resumidas, você não perde muito tempo, basta olhar o resumo e o titulo para saber se a notícia vai interessar, caso sim você entra no site para ler o conteúdo inteiro, se não ela será marcada como lida e não vai aparecer novamente.


Hoje alguns navegadores também cumprem o papel de agregador, como por exemplo o FirefoxInternet Explorer e o Opera.
Também há alguns sites que tem a função de agregador, por exemplo o Google Reader e BlogLines



Gostou da dica e deseja começar a usar os feeds?? 
Então confira esse tutorial sobre o Google Reader, um agregador online.
Esse tutorial sobre o FeedReader, um agregador para Windows leve e gratuito.
Liferea, um agregador de feeds para o sistema operacional Ubuntu.






Agora que você já sabe o que é um feed e como acompanhar os seus sites favoritos,
não perca tempo e assine o nosso feed! 




Nota: O tutorial tem a intenção de ensinar a usar os Feeds para acompanhar seus sites, portanto não abordei questões técnicas sobre os feeds.



Paulo Roberto - 14-05-10