FeedReader

Vou apresentar a você o FeedReader, um agregador de feeds que possui uma interface bem simples e intuitiva, além de ter ótimas funções.
Caso você ainda não saiba o que é um feed, clique aqui e leia um tutorial que explica o que é um feed, e em seguida aproveite esse ótimo programa.

O FeedReader é gratuito e pode ser baixado aqui, além de ser leve possui recursos interessantes. 

O programa

Após baixar, a instalação é simples no modelo avançar e finalizar.
Quando o programa é executado a primeira vez você vai ver algumas opções iniciais:
Executar o programa quando o Windows inicia e servidores proxy (Na maioria dos casos não é necessário alterar)

E alguns feeds pré carregados:

O programa tem essa interface:

Adicionando Canais

Para começar, basta adicionar seus feeds, basta clicar no botão "Novo" na parte superior
e em seguida "Novo canal"

Digite a URL do feed que você deseja adicionar e clique em OK, e em seguida de o nome do canal.
Para conseguir a URL, procure pelo feed no site (blog, podcast, etc) desejado e copie a URL.


O novo feed será carregado:
Você vai ter as noticias de forma parecida em um email, na coluna central é mostrado o titulo da noticia, ao clicar você tem a noticia expandida na coluna da direita.

Quando uma nova noticia é adicionada você recebera uma notificação em um balão perto do relógio:


Adicionando Canais Virtuais

Um recurso do FeedReader bastante interessante é o Canal Virtual, uma espécie de filtro, onde você escolhe noticias dentro dos seus feeds, por exemplo, dentro dos feeds do Conectadores, vou criar um Canal Virtual com o nome de Mail, ele vai filtrar todas as mensagens que possuem a palavra mail no texto.
Para começar clique em "Novo" e depois em "Novo canal virtual", escolha o filtro conforme sua preferencia, nesse exemplo eu deixei como: Conteúdo > contém > Mail, e em seguida aceitei clicando em OK, em seguida dei o nome de Mail, lembrando que é possível criar vários filtros dentro de um mesmo Canal Virtual.

Veja o resultado, dos meus feeds (nesse caso só está adicionado o dos Conectadores) essas são as mensagens que contem a palavra "Mail":

Organizando

Após adicionar alguns feeds, a coluna da esquerda pode ficar um pouco confusa, uma alternativa é adicionar pastas para organizar seus itens, para isso clique em "Novo" e depois em "Nova pasta", agora arraste os seus itens para dentro dela:

Clicando com o botão direito em um canal, você terá o seguinte menu:
Repare em uma opção chamada "Show in Newsbar", ela cria uma barra na parte superior do Windows, que mostra as novas atualizações:



Trabalhando Offline

Para ter acesso aos seus itens mesmo sem conexão a internet, basta clicar no menu "Arquivo", depois em "Offline" e em seguida em "Work Offline", na tela abaixo clique em "Download articles and switch to offline mode"
Para voltar a trabalhar Online, siga o mesmo caminha, e desmarque a opção "Work Offline"

Dicas: 
  • Na parte superior esquerda há um botão chamado "Next unread", ele serve para ir para o próximo item não lido.
  • Para ocultar os itens já lidos, clique no menu "Visualizar" e em seguida marque a opção "Esconder artigos lidos".
  • Para salvar uma atualização, primeiro crie um "Arquivo", em "Novo" e em seguida "New archive", de um nome, em seguida clique com o botão direito na noticia dentro da coluna central e depois clique em "Move article to archive folder".
  • Para que o programa inicie junto com o Windows, porém minimizado, clique no menu "Ferramentas" e depois em "Opções", na primeira guia marque a opção: "Iniciar minimizado"
  • Minimizar o programa faz com que ele vá para a bandeja do sistema, ou seja, ele some da sua frente, mas continua monitorando os seus feeds.

Assinar feeds é uma ótima maneira de acompanhar seus sites (blogs, podcasts, etc) favoritos sem a necessidade de entrar a cada instante para verificar se há alguma noticia nova.

Agora basta ficar de olho nos seus sites favoritos e procurar pelos feeds e adicionar ao FeedReader, por exemplo o nosso:



Paulo Roberto - 02/06/2010