BrOffice / LibreOffice - Compatibilidade com o Office - Tutorial

O que é?

O BrOffice é uma suíte de escritório livre (Atual versão brasileira do LibreOffice), com programas similares ao pacote Office da Microsoft, não sei se o BrOffice chega a ser um concorrente direto do pacote Office, uma das grandes vantagens do BrOffice em relação ao Office é o preço: Gratuito.

Diferente do que muita gente pensa, o Office não custa R$ 10,00 (falsificado), ele custa na faixa de R$ 204,92 na versão Home and Student 2010 e R$ 1408,82 na versão Pro 2010 (valores retirados do site da Microsoft em 05/01/2011),

eu recomendo fortemente que você não utilize softwares piratas, dentre outros problemas, você não terá suporte em caso de problemas e há o risco do programa conter malwares de "brinde".

Já o BrOffice, para citar alguns pontos fortes, é completamente gratuito, é desenvolvido pela comunidade e possui várias formas de suporte (podem ser encontradas aqui).

Instalação

Para baixar o BrOffice entre nesse link: http://www.broffice.org/download

A instalação é bem simples, basta avançar e finalizar.

Após a instalação, caso uma pasta chamada "LibreOffice 3.3 (xxxxxxxx) Installation Files" permaneça na área de trabalho, você pode exclui-la manualmente.

Agora abra o BrOffice, quando aberto pela primeira vez, ele vai exibir uma tela de registro, (o registro é opcional), basta avançar e preencher os dados.

Você já tem acesso a todos os programas do pacote:

Compatibilidade com o Office

Uma das principais reclamações de quem usa o BrOffice é a compatibilidade com o Office, ou seja, quando você faz um trabalho no BrOffice e depois tenta abrir em outro computador com o Office, o arquivo não pode ser aberto,

isso acontece devido a diferença do tipo de arquivo salvo pelo BrOffice por padrão,

para que os arquivos sejam compatíveis com o Office basta seguir as seguintes etapas:

Salve com o formato Office:

Nesse exemplo, ao salvar um arquivo de texto, o formato padrão é o ODT

basta mudar para o formato Word, recomendo o mais "recente", Microsoft Word 97/2000/XP

Esse mesmo procedimento pode ser adotado nas planilhas (Microsoft Excel), apresentações (Microsoft PowerPoint), etc.

Definindo como padrão

Para que você não tenha que ficar mudando as opções sempre que salvar um arquivo, vamos definir o Office como formato padrão, para isso siga os seguintes passos:

Abra o BrOffice, clique no menu "Ferramentas" e depois em "Opções..."

Agora seleciona a aba "Carregar/Salvar" e em seguida aba "Geral"

Nas ultimas duas linhas você confere o tipo de documento e o padrão do "Salvar como", mude conforme o compatível com o Office,

segue alguns exemplos de como você pode deixar os campos:

Após mudar todos os campos, clique em OK

Aqui o resultado, quando você salvar um novo documento, o padrão Office vira como selecionado, evitando assim que os seus documentos não sejam abertos em computadores com o Office.

Agora você tem mais algumas razões para utilizar o BrOffice, um ótimo pacote de programas de escritório.

Paulo Roberto - 05/01/2011