aTube Catcher

O aTube Catcher é um programa útil para baixar vídeos de sites como o YouTube, o programa que é gratuito pode ser baixado no site oficial através desse link.


Instalação

A instalação não tem nenhum segredo, porém vou mostrar algumas telas da instalação apenas para prevenir a instalação indesejada de alguns programas.

Após o aceitar o contrato de licença a tela fica "parada" um pouco, aguarde até que a tela abaixo apareça, se não deseja instalar a barra de ferramentas da Ask, recomendo que selecione a segunda opção "Custom installation" e em seguida desmarque as opções seguintes conforme imagem abaixo:



Nessa tela recomendo que selecione a segunda opção para não instalar o programa informado.


Escolha a linguagem "Português Brasil"

Mesmo retirando tudo possível de indesejado na instalação, ainda será criado um atalho na área de trabalho chamado QuickStores, não pense duas vezes em deletar.

Baixando vídeos

Agora para baixar um vídeo vamos seguir algumas etapas:
  • Copie o endereço do seu site no qual o vídeo se encontra, e cole no campo "URL", a lista de sites suportados pode ser encontrada aqui.
  • No campo "Salvar para" escolha o local que o vídeo será salvo.
  • No menu "Perfil de saída" escolha se o vídeo será convertido.
  • Para vídeos do YouTube é possível salvar o vídeo em HQ (Alta qualidade) ou HD (Alta definição), basta marcar a caixa de seleção "Enable YouTube HQ/HD".

Agora basta clicar em "Baixar" e aguardar.

Aqui a barra de progresso, o vídeo sendo baixado é do Axis of Awesome.




Baixar vários vídeos de uma conta do YouTube

O aTube Catcher tem outras funções, e uma que merece um destaque é a possibilidade de baixar os vídeos de uma conta especifica do YouTube de uma vez, para isso vá ao menu "Ferramentas > YouTube > Download all the videos from a YouTube user"



Digite o nome de usuário do YouTube ou a URL do canal e em seguida clique em "Select video link"


Clique em "Download all" para baixar todos os vídeos desse canal ou escolha os vídeos desejados utilizando a tecla CTRL ou Shift e clique em "Download selected"
Nesse exemplo vou baixar alguns vídeos do canal do Remi Gallard.


Agora aguarde os vídeos serem baixados.




Dicas

  • Você pode deixar o vídeo sem conversão utilizando a opção "No conversion" no campo "Perfil de saída", assim você mantem o vídeo no formato de arquivo original, normalemente FLV ou MP4, se precisar de um bom programa para conversão de vídeos, recomendo utilizar o Quick Media Converter.
  • Se você deseja fazer um DVD com os vídeos baixados, dê uma olhada no tutorial sobre o DVDStyler.




Paulo Roberto - 14/12/2010