AniFX

Cansado do ponteiro padrão do windows??
Alguns programas oferecem a troca do ponteiro do Windows, mas não seria mais legal se você pudesse criar o seu proprio, a partir de alguma imagem ou mesmo desenhando do zero?
Apresento o AniFX, um programa para criação de ponteiros, para que você de uma nova cara ao seu computador, o AniFX permite a criação tanto de ponteiros estaticos quanto de ponteiros animados.
Para baixar o AniFX que é gratuito, acesse o site oficial clicando aqui, também há uma versão portátil (ver PortableApps) do programa dentro de "Downloads".

Criando cursores.

A instalação desse programa não tem segredo, basta avançar a finalizar.

Após a instalação você vai visualizar o programa, quando ele inicia por padrão é mostrada uma janela com dicas, caso não queira que isso aconteça, basta desmarcar a caixa "Show tips at startup":



Temos aqui a janela principal do programa, a barra da esquerda chamada "Explorer" você pode fechar para economizar espaço:

Para começar a desenhar o seu cursor, basta clicar no menu "File" e depois em "New", ou no ícone de "folha de papel" no canto superior esquerdo.



Você ira visualizar essa imagem, escolha conforme abaixo:
Cursor Type: 
Static Cursor: Padrão, imagem estática.
Animated Cursor: Cursor animado.

Colors: Quantidade de cores.
Define o tipo de cor, o padrão "True Color + Alpha Channel é a recomendada, pois possui "Cores reais"  (16,777,216 cores) mais o Canal Alpha (transparência), o que permite cursores super detalhadas e com efeitos de transparência.

Size: Tamanho do ponteiro em pixels, quanto maior, mais detalhes, porém mais pesado será o resultado.




Após escolher as opções, a seguinte tela será mostrada, é aqui que o cursor será feito, no centro a janela principal, onde você faz os desenhos do cursor, na lateral esquerda: um pequeno resultado...
"Reparem na minha obra de arte"

...e as ferramentas e seleção de cores.




Repare que a direita você tem uma pequena tela com o seu cursor, essa tela é o desenho atual, 
caso tenha escolhido cursor animado, é ali que serão agrupados os vários cursores que farão parte da animação.



Para adicionar mais telas clique no menu "Cursor" e depois em "New image" para adicionar uma imagem vazia, "Duplicate image" para copiar a atual para a nova, ou "Import Image" para adicionar uma imagem qualquer do seu computador.












Não deixe de olhar o menu "Effect"


Dentro desse menu você tem vários efeitos para aplicar ao seu cursor, faça alguns testes com cada uma das opções, 



esses efeitos vão colocar sombras, mudar a forma do cursor, distorcer, alterar cores, e muito mais. 




















Olhe também  e o menu "Image", onde é possivel alterar opacidade (transparencia), alterar o tamanho, sombras, brilho, contraste, balanço de cor, saturação de cor, girar ou redimensionar a imagem e mais.












Cursor animado:

O funcionamento do cursor animado é o mesmo de um filme ou imagens em GIFs animado, é nada mais que uma sequencia de imagens paradas, que ficam se alternando em tempos determinados, por exemplo meio segundo ou até menos, e com isso é passada a impressão que a imagem está se mexendo, para criar o cursor animado, coloque varias imagens com as opções explicadas acima, e mude algo, por exemplo, se desenhar uma seta, experimente colocar em algumas imagens ela um pouco para o lado, sempre diferente da anterior, e veja abaixo como testar.

Ajustando os últimos detalhes:

Quando terminar o seu cursor e os efeitos aplicados, é hora de fazer alguns pequenos ajustes para que ele funcione corretamente, clique no menu "Cursor" e em seguida nas opções: "Hot Spot...", "Properties..." e "Cursor Test...", que também estão disponiveis nos seguintes icones: 


Hot Spot...: Define em que parte do mouse funciona o "clique", aperte o botão com simbolo de mira na parte inferior esquerda e em seguida clique no ponteiro no local exato que seria a ponta dele, se você escolher o locar errado, o mouse vai ter uma ponta, porém o clique vai ficar em outra parte da imagem.










Cursor Test: É aqui que você pode testar o funcionamento do seu ponteiro, após ajustar o Hot Spot, veja se ele está funcionando corretamente, a caixa de desenho, os botões, caixas de selação e afins são somente para teste, veja se tudo funciona como deveria, ou seja, se o seu ponteiro está clicando com o local correto, se não volta para o Hot Spot para ajustar novamente.


É aqui que você verá também o cursor animado em ação.







Properties: Permite colocar o nome do cursor e o nome do autor.

No caso de cursores animados é uma opção importante para você definir o tempo de cada imagem, o tempo é contado em segundos, para adicionar por exemplo meio segundo use 0,5, e assim por diante.
























Agora basta salvar o resultado.


Trocando os cursores:

Depois de terminar, é hora de usar os cursores que você fez, se achar que fez algo muito bom você também pode distribuir os cursores para seus amigos ou coloca-los para download em algum site por exemplo.

Para usar os cursores, eu recomendo que você coloque eles na pasta padrão de cursores do Windows, pois facilita na hora de encontrar, para isso copie os cursores e cole na pasta C:\WINDOWS\Cursors
(lembre-se de alterar a letra C caso use o sistema não use o padrão)


Agora vá ao painel de controle e entre nas propriedades do mouse, entre na guia "Ponteiros" e escolha qual será alterado, como por exemplo "Seleção normal" e em seguida clique em "Prourar...", escolha o seu ponteiro e clique em abrir, por fim clique em OK, e o seu ponteiro será então usado pelo Windows.


O resultado:

Lembre-se, também é possível alterar um ponteiro já existente do Windows, para isso, dentro do AniFX clique no menu File e depois em Open e escolha o ponteiro a ser alterado.

Crie vários ponteiros para praticar, e tente fazer um modelo para cada um dos usados, por exemplo, um para seleção normal, outro para trabalhando em segundo plano, etc.

Agora aproveite para tirar o velho ponteiro branco do Windows por algo mais personalizado.



Paulo Roberto - 12/06/2010